O Comitê Técnico de Árbitros (CTA) explicou nesta terça-feira três lances polêmicos da nona rodada da Primeira Divisão espanhola. A comissão de especialistas, composta por Morientes Oltra, Sandoval e Sánchez Vera, analisou jogadas que incluíram o Gol anulado de Baena, a não expulsão de Vivian e um gol concedido ao Espanyol. O CTA reafirmou que a decisão de anular o gol de Baena foi correta, seguindo o regulamento.
Gol anulado a Baena: Interferência de Griezmann
Marta Frías, porta-voz do CTA, detalhou a decisão sobre o gol anulado a Baena. Segundo ela, a anulação ocorreu devido à interferência de Antoine Griezmann em posição de impedimento. A Regra 11.2 do regulamento estabelece que um jogador em posição de fora de jogo comete infração se realizar uma ação que afete claramente a possibilidade de um adversário jogar ou disputar a bola. Frías explicou que, na jogada em questão, o jogador do Atlético de Madrid, mesmo sem tocar na bola, interferiu na ação do defensor para disputar o lance. Essa interferência é considerada uma ação punível, justificando a anulação do gol. O VAR agiu corretamente ao detectar a possível infração não sancionada e recomendar a revisão, com o árbitro confirmando a decisão após analisar o lance.
Mão de Vivian e falta de André Silva em Elche x Athletic
No Estádio Martínez Valero, o VAR foi acionado para revisar uma possível mão do jogador Vivian em uma chance clara de gol. No entanto, após a revisão, a Arbitragem marcou falta de ataque de André Silva. A porta-voz do CTA esclareceu que o desequilíbrio causado pelo atacante impediu o defensor de intervir com segurança, alterando o curso natural da jogada. O contato foi interpretado como uma ação imprudente que limitou a capacidade do jogador de disputar a bola, não sendo considerada uma carga legal, pois a bola não estava em disputa para o atacante. O VAR interveio ao detectar uma possível infração de impedimento e uma possível falta anterior, mas o árbitro manteve sua decisão original, entendendo que a falta prévia do atacante condicionou a ação. A jogada foi classificada como de interpretação.
Gol do Espanyol em Oviedo: Impedimento e linha de gol
A terceira polêmica analisada foi o Gol concedido ao Espanyol contra o Oviedo. Havia dúvidas sobre um possível impedimento e se a bola havia cruzado completamente a linha de gol. O VAR verificou a posição de fora de jogo, que, se confirmada, invalidaria o gol. As câmeras indicaram que o Atacante estava em posição legal, e portanto, não havia impedimento. O gol foi corretamente concedido.
Fonte: AS España